sexta-feira, 1 de abril de 2011

domingo, 5 de dezembro de 2010

domingo, 28 de novembro de 2010

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Livros de pano para a Educação Infantil...


Ensinar?? Como ensinar??


"Se fosse ensinar a uma criança a beleza da música
não começaria com partituras, notas e pautas.
Ouviríamos juntos as melodias mais gostosas e lhe contaria
sobre os instrumentos que fazem a música.
Aí, encantada com a beleza da música, ela mesma me pediria
que lhe ensinasse o mistério daquelas bolinhas pretas escritas sobre cinco linhas.
Porque as bolinhas pretas e as cinco linhas são apenas ferramentas
para a produção da beleza musical.
A experiência da beleza tem de vir antes".

Rubem Alves

segunda-feira, 29 de março de 2010


Oficina: Brincar sociodramático...

Caixa de areia na Educação Infantil
Docente: Michele-CINFOP-UFPR/no curso de formação continuada para profissionais da Ed. Infantil do Município de Rio Branco do Sul
Multiplicação: Profª Joceli


OFICINA:CAIXA DE AREIA
O método da Caixa-de-Areia (Sandplay) foi criado em 1935, pela psiquiatra Margaret Lowenfeld, na Inglaterra. Foi difundido inicialmente na Suíça, e depois em outros países, por Dora Kalff, discípula de Jung, a partir de1956.

Caixa de Areia -
Consiste na utilização de uma caixa preenchida com areia e uma ampla coleção de miniaturas, representativas de todo o universo: animais, pessoas, casa, meios de transporte, vegetação, figuras mitológicas, religiosas, etc.. A criança, o adolescente ou até o adulto, são convidados a construir, com miniaturas à sua escolha, um cenário.
Lembrando Vygotsky (1988: 94), pode-se dizer ainda que no Jogo de Areia se constitui uma “zona de desenvolvimento próximal”,que pode dar conta de funções do sujeito que estão em vias de se desenvolver, ou seja, idéias e sentimentos incipientes podem ser organizados, sistematizados e objetivados,pela produção de novos sentidos.

Esta atividade foi aplicada com uma turma do 2ºano do Curso de Formação de Docentes que atuarão na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. As alunas formaram quatro grupos e trouxeram areia (a princípio não sabiam para que tipo de atividade iriam usar). Algumas orientações foram dadas antes do início da atividade, no entanto elas não conseguiram esperar a organização das miniaturas e aproximaram-se para olhar mais de perto e até explorar alguns objetos. Os grupos deveriam dirigir-se até às miniaturas e pegá-los de acordo com as orientações: cada um poderia pegar três, depois dois e depois um, voltando apenas para pegar mais um objeto. Os cenários eram combinados aos poucos pois somente para os últimos objetos é que chegavam a um acordo sobre o término do que estavam montando. Assim, surgiram estes vários cenários...

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

domingo, 6 de dezembro de 2009

Turma Formação de Docentes 3º ano
















" Exposição dos Livros de pano para a Educação Infantil..."

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Curso Formação de Docentes

Curso de Formação de Docentes da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, em Nível Médio, na Modalidade Normal.
Modalidade Curricular:
- Integrado: Com duração de 4 anos letivos
- Com Aproveitamento de Estudos: Com duração de 3 anos letivos.